Guapiara, 2 de setembro de 2025 – A Câmara Municipal de Guapiara promoveu, na última terça-feira (2), a 26ª Sessão Ordinária do ano legislativo. A sessão contou com a apresentação de indicações de interesse da população, aprovação de requerimento relacionado à saúde pública e a participação da na Tribuna Livre, psicóloga, Ana Caroline Ferreira Pacheco Aguiar que trouxe o tema inclusão social.
Indicações apresentadas
A vereadora Neli da Costa Silva Barros apresentou duas indicações:
indicação nº 116/2025 – Solicita que o Executivo Municipal realize manutenção geral na estrada do bairro Empossados (Tijuco), visando melhorar as condições de tráfego para moradores e produtores rurais que utilizam a via diariamente.
Indicação nº 117/2025 – Reivindica a instalação de placas de identificação na Rua Carlos Zamengo, localizada na Vila São José (CDHU)
Ordem do Dia
Na Ordem do Dia, foi debatido e aprovado o Requerimento nº 028/2025, de 29 de agosto, de autoria dos vereadores Waldir Gonzaga dos Santos Junior, Neli da Costa Silva Barros, Josias Gonçalves, João Batista Romualdo, Flavio Rodrigues Alves e Rosnei Mauricio Alves.
O documento solicita ao executivo Municipal informações detalhadas e a adoção imediata de providências diante da ausência de médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia na rede municipal de saúde. O requerimento ressalta a necessidade urgente de garantir às mulheres guapiarenses atendimento adequado, tanto preventivo quanto de acompanhamento, dentro da rede pública.
Tribuna Livre
A sessão também abriu espaço para a participação da psicóloga Ana Caroline Ferreira Pacheco Aguiar, que utilizou a Tribuna Livre para abordar o tema “Deficiência não define, oportunidades transformam, inclua nossa voz”.
Em sua fala, a profissional destacou a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada de 21 a 28 de agosto de 2025, cujo tema reforçou a necessidade de ampliar as oportunidades e fortalecer a inclusão social.
Ana Caroline agradeceu às famílias, profissionais, voluntários, educadores, autoridades e cidadãos que contribuíram para a realização das atividades, ressaltando que o evento foi mais do que uma série de ações, mas sim um movimento de sensibilização e valorização da diversidade humana.
“Que possamos continuar incluindo cada vez mais, porque quando ouvimos todas as vozes, construímos uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, afirmou.
Encerramento
A 26ª Sessão Ordinária reforçou o papel da Câmara Municipal de Guapiara como espaço de debate democrático, onde se discutem desde demandas locais, como manutenção de estradas e sinalização urbana, até questões estruturais de saúde e inclusão social.